O que você faz para estimular o bom desempenho escolar do seu filho? Como a maioria dos pais, provavelmente você respondeu que incentiva a leitura desde cedo, estuda junto com ele para tirar as dúvidas ou o coloca em contato com músicas e programas de televisão educativos. Ótimo, tudo isso é importante. O que você talvez não saiba é que oferecer um café da manhã todos os dias também entra nessa lista.
Os alimentos do café da manhã são os primeiros combustíveis que seu filho tem no dia. E, depois de dormir (ou seja, ficar várias horas sem comer), o corpo – especialmente o cérebro – precisa desse combustível para trabalhar. “A glicose, principalmente, é necessária no processo energético do aprendizado. A criança vai receber informações durante todo o dia, mas só vai absorvê-las e transformá-las em conhecimento se houver queima de glicose. Para isso, é preciso que tenha ingerido uma dose adequada de carboidratos”, diz o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Além disso, se a criança não se alimentar corretamente no início do dia, ela vai apresentar hipoglicemia, o que pode deixá-la com cansaço, tontura, fraqueza, náuseas, alterações no humor e dificuldade para se concentrar. Qualquer que seja o efeito, será suficiente para atrapalhar os estudos.
Mas o carboidrato não é o único nutriente que não pode faltar na sua mesa. O cardápio matinal do seu filho tem que conter ainda fibras (para garantir o bom funcionamento do intestino), proteínas (responsáveis por desempenhar diversas funções energéticas e estruturais em nosso corpo) e vitaminas (essenciais para o metabolismo). Leite e derivados, como queijo branco e iogurte, ovos, pães e biscoitos integrais, geleias, frutas, sucos naturais e grãos, como aveia e granola, são ótimas opções
E se a criança não quiser comer?
Se o seu filho não tem costume de se alimentar pela manhã, é hora de mudar. Ele pode até dizer que não está com vontade de comer, mas dificilmente está sem fome. Para acabar com o drama, você precisa rever a rotina da família. Crie esse hábito, explicando porque ele é importante, e dê o exemplo para que a refeição seja aceita como parte do dia. “O hábito de comer pela manhã apenas se cria sentando à mesa”, afirma a nutricionista Mirella Neves, do Hospital Pequeno Príncipe (PR).
Uma dica prática é acordar a criança 15 minutos mais cedo. Quando estamos muito sonolentos, não percebemos a fome. Esse tempo extra vai colaborar para abrir o apetite dela. Outra recomendação é deixar a refeição mais interessante. Não ofereça sempre os mesmos alimentos e tente apresentá-los de forma divertida. Vale colocar um pouco de achocolatado ou uma fruta batida no leite, por exemplo.
Se a reclamação é a de que está faltando tempo pela manhã, tenha calma! Você pode deixar a mesa preparada na noite anterior. Comer correndo desestimula, faça com que esse momento seja um encontro saudável e sem pressa.