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O papel do psicólogo na educação

A Psicologia é o campo da ciência que estuda o comportamento, emoções e pensamentos, isso a partir de inúmeras abordagens teóricas, como a Psicanálise, Análise do Comportamento, Gestalt, Psicologia Positiva, Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), entre outras. O objetivo da Psicologia é compreender, estimular e ajudar na melhoria da qualidade de vida de quem a procura ou de onde estiver inserida, seja instituição escolar, clínica ou organização hospitalar e empresarial.

A Psicologia atua sob a perspectiva de que somos seres repletos de individualidades, dinâmicos e atuantes, e nossas emoções/pensamentos e comportamentos afetam diretamente nosso aprendizado, a forma como nos sentimos e também como nos relacionamos.

A Psicologia e a sua relação com a educação

Somos seres biopsicossociais e ignorar que o funcionamento emocional e social afeta diretamente ou indiretamente as funções cognitivas e o desenvolvimento educacional, é um grave erro.

No passado, o trabalho da Psicologia na educação estava mais voltado a avaliações e a psicometria, ou seja, preocupava-se em identificar e mensurar quadros e dar diagnósticos a partir de testes psicológicos.

Uma maior inserção da Psicologia na educação é algo novo, a partir da década de 80 aproximadamente. Isso ocorreu devido ao crescimento da necessidade de se olhar questões emocionais e sociais, que acabam impactando diretamente relações na escola e a forma que aprendemos. Somando a Psicologia à educação ou vice-versa, temos mais benefícios do que atuando de modo isolado.

Imagine uma criança na idade escolar que vem apresentando baixa autoestima e é vítima de bullying. Essas questões emocionais e sociais podem afetar diretamente seu desempenho pedagógico.

Parceria entre psicólogo e escola

O papel do psicólogo na educação é também atuar em parceria. Esse profissional atua dentro de uma equipe multidisciplinar (professores de diferentes áreas de atuação, coordenadores, gestão, colaboradores de modo geral e até familiares), visando colaborar com os conhecimentos psicológicos e, principalmente, mediando e investigando como intervenções diretas e indiretas podem causar impactos positivos em quem estiver envolvido.

E mais, o papel do psicólogo na educação tem por objetivo agir de forma preventiva e transformadora, buscando ajustes e mudanças para indivíduos ou grupos dentro da escola. Dessa forma, o profissional age e contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar por meio de projetos, ações, reflexões etc.

Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP, 1992), mais do que impedir ou prevenir problemas emocionais ou comportamentais, o psicólogo deve favorecer a criação de oportunidades a fim de promover a saúde mental e o bem-estar de todos os que frequentam uma instituição escolar. Muitas vezes, para alcançar esses resultados, é imprescindível o apoio e intervenção com a família.

Dessa forma, o psicólogo na educação contribui de forma ativa e parceira com todos que visam o desenvolvimento global do ser humano, incluindo ações inclusivas, respeitando sempre toda individualidade e promovendo o debate e ações sobre a forma de gerarmos educação socioemocional para todos! Assumindo então, o papel de agente de mudanças e profissional indispensável em todas instituições de educação deste país.

Susana Rodrigues Oliveira
Graduada em Psicologia, especialista em Gestão de Pessoas e Comportamento Humano, formação extensiva em Transtornos Psiquiátricos. Atuação em Psicologia Escolar e Orientação Familiar.

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